Inspeções Prediais
O que é?
A inspeção predial é um conjunto de análises e vistorias realizadas na edificações para avaliar condições técnicas de uso, operação, manutenção e funcionalidade visando auxiliar na gestão da edificação.
Quando realizada com frequência normativa, contribui coma mitigação de riscos técnicos e econômicos associados à perda do desempenho. Sua periodicidade está de acordo com às leis e regulamentos vigentes, bem como à eventual recomendação do profissional da inspeção.
Habilitação Profissional
- As Inspeções Prediais devem ser realizadas apenas por profissionais habilitados.
- As inspeções prediais possuem atividades multidisciplinares, devido à complexidade dos subsistemas, podendo ser realizada por profissionais de diversas especializações.
AMPLITUDE
Realizar um “check-up” que avalia as condições globais da edificação e detecta a existência de problemas de conservação ou funcionamento, por um profissional habilitado.
FINALIDADE
Instruir e orientar a gestão quanto a importância de manutenções preventivas e a realização de um plano de uso, manutenção e operação.
OBJETIVO
Constatar o estado de conservação e funcionamento da edificação, seus sistemas e subsistemas, para que sejam mantidas as condições mínimas necessárias à segurança, habitabilidade e durabilidade daedificação.
A abrangência
Assim como na medicina existe o clinico geral, na engenharia o profissional que irá realizar a inspeção predial avaliará todas os sistemas que compõem a edificação, assim incluem:
- Sistema Estrutural;
- Sistema Hidráulico;
- Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio;
- Sistema de Instalações Elétricas;
- Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA);
- Instalação de Gás;
- Sistema de Fachada;
- Cobertura;
- Impermeabilização.
Vale ressaltar que, pode ser recomendadas inspeções especializadas ou outras ações, para que se refina a análise e diagnóstico.
O Laudo Técnico
O laudo técnico de inspeção predial é um documento que reunirá todas as informações colhidas durante a análise, verificação documental e anamnese. itens apontados no laudo técnico.
Registros fotográficos, classificações das irregularidades, orientações e recomendações técnicas, são alguns dos quesitos que contemplam o documento que auxiliarão os gestores da edificação a definir os próximos passos a serem seguidos.
A Responsabilidade do síndico na ausência de manutenção predial
É dever do síndico garantir os serviços de manutenção em dia, proporcionando a segurança, salubridade e habitabilidade dos usuários.
Após o recebimento do laudo, o que fazer?
Ao receber o Laudo de inspeção predial, o responsável e o corpo condominial, terão uma ampla e detalhada visão da real situação que se encontra a edificação. A partir deste ponto é importante que seja elaborado uma planejamento visando realizar os itens apontados no laudo técnico.
A elaboração de um plano de manutenção, uso e operação deve ser realizada caso seja indicado pelo profissional.
O Plano de manutenção é uma ferramenta que visa organizar, planejar e gerenciar todas as manutenções que devem ocorrer na edificação de acordo com a sua periodicidade, a fim de garantir a saúde, segurança, conforto do usuário e prolongar a vida útil da edificação. ABNT NBR 14037.